Corpo Docente

Perfil_Ale.jpeg

Alessandra Bortoni Ninis

OTSS

Doutora em Desenvolvimento Sustentável, Mestra em Política e Gestão Ambiental e Especialista em Resolução de Conflitos Socioambientais pela Universidade de Brasília (CDS/UnB). É graduada em Psicologia pela Universidade de Taubaté, com formação na área de Psicologia da Saúde. Trabalhou na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República na área de políticas sociais voltadas para a nova classe média e desenvolvimento regional da Amazônia entre 2011 a 2013 e no ISAGS-UNASUR como assessora técnica em governança internacional na área de Determinantes Sociais da Saúde entre 2013 e 2017. Atualmente trabalha no Observatório de Territórios Saudáveis e Sustentáveis da Bocaina (OTSS/Fiocruz) em assessoria estratégica nos temas da Agenda 2030, avaliação, incubadora de tecnologias sociais e captação de recursos.

Perfil_Sato.jpg

Anderson Mululo Sato

UFF

Bacharel em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com mestrado, doutorado e pós-doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Vice-Diretor do Instituto de Educação de Angra dos Reis - Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF), Professor Adjunto do Departamento de Geografia e Políticas Públicas, líder do Grupo de Pesquisa em Desastres Sócio-Naturais (GDEN/UFF), pesquisador associado ao Laboratório de Geo-Hidroecologia da UFRJ. Integra o Instituto de Reabilitação do Sistema Encosta-Planície, a Rede para Gestão de Riscos de Desastres - Bacia do Córrego Dantas, o Núcleo de Estudos em Agroecologia do IEAR/UFF e co-lidera a Rede de Educação para Redução de Desastres (RED). Experiência em estudos de impactos hidro-erosivos de plantios de eucalipto e gestão de risco de desastres sócio-naturais. Atua nas linhas de pesquisa de Geoecologia, Hidrologia, Geomorfologia e Prevenção de Desastres com apoio de Geotecnologias e Tecnologias Sociais.

André_Rodrigues.png

André Luiz de Jesus Rodrigues

UFF

Doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos - IESP/UERJ. Mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro - IUPERJ. Participou do Laboratório de Estudos em Teoria Política da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, é membro do Laborotário de Estudos Hum(e)anos da Universidade Federal Fluminense e pesquisador associado do Instituto de Estudos da Religião e pesquisador associado do Centro de Estudos de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa - CEFi. Foi professor do Instituto Nacional de Educação de Surdos. Atualmente é professor adjunto de pensamento político da Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF). É membro do Núcleo de Estudos sobre Estado, Instituições e Políticas Públicas - NEEIPP da Uff. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em teoria política, filosofia do direito, análise da violência e políticas de segurança pública.

Andrés del Río.jpg

Andrés del Río Roldán

UFF

Atualmente, é Professor Adjunto de Ciência Política do Bacharelado em Políticas Públicas da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR). É Vice-Chefe do Departamento de Geografia e Politicas Publicas DGP-IEAR-UFF. É Coordenador do Nucleo de Estudos sobre Estado, Instituições e Politicas Publicas, NEEIPP da UFF. 

Perfil_Augusto.jpg

Augusto César Gonçalves e Lima

UFF

É professor adjunto do Departamento de Educação do IEAR/UFF. É Diretor do IEAR desde 2013. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Cândido Mendes, mestrado e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atuou como professor Adjunto I da Universidade Estácio de Sá, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor associado da área de Educação e coordenador do Curso de Pedagogia, vinculado ao Laboratório de Estudos de Educação e Linguagem - LEEL, do Centro de Ciências do Homem da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Antropologia Educacional, Sociologia da Educação e Organização da Educação Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: relações étnico-raciais, cultura escolar, cultura da escola, escola e cultura(s), cultura social de referência, samba e cultura popular.

Perfil_Bruno.jpg

Bruno de Brito Gueiros Souza

APA Cairuçu

Analista Ambiental do ICMBio, na APA de Cairuçu, em Paraty - RJ. Foi pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Sóciobiodiversidade Associada a Povos e Populações Tradicionais (CNPT) e Professor Colaborador dos Programas de Pós-Graduação em Sustentabilidade de Ecossistemas e, Saúde e Ambiente, ambos na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). É Doutor em Geociências (Geoquímica) pela UFF (2005), tendo Mestrado em Geoquímica Ambiental pela UFF (1997) e Graduação em Química Industrial pela UFF (1994).

Café.jpg

Carlos Felipe de Andrade Abirached

APA Cairuçu

Advogado, mestre em Política e Gestão Ambiental pela Universidade de Brasília. Analista ambiental do Ministério do Meio Ambiente de 2004 a 2010, atua no Instituto Chico Mendes desde 2011.

Dai_02.jpeg

Dayani de Fátima Pereira

Pesquisadora

Bióloga formada na Universidade Federal do Maranhão, com mestrado em Ecologia pela Universidade de Brasília e doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo. Com experiência na área de Educação, estudos de impactos ambientais em ecossistemas aquáticos, ecologia de ecossistemas  aquáticos, monitoramento ambiental, Educação Ambiental e Estudos Socioambientais. Ativista da Cultura Popular, brincante e pesquisadora das manifestações culturais populares.

diogo2.jpg

Diogo Marçal Cirqueira

UFF

Professor de Geografia no Instituto de Educação de Angra dos Reis (UFF). É bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2006), mestre em Geografia pelo Instituto de Estudos Sócio-Ambientais (IESA-UFG) (2010) e doutor pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (UFF) (2015) e esteve na condição de Visiting Scholar na University of Texas - Austin (2013). Atuou como professor de Geografia na Rede Municipal de Ensino de Goiânia entre os anos de 2007 e 2011 e foi um dos fundadores e pesquisadores do Núcleo de Estudos Africanos e Afro-Descendentes da Universidade Federal de Goiás (NEAAD/UFG). Atualmente realiza pesquisas nas áreas relacionadas a história da Geografia e do pensamento geográfico, relações raciais, movimentos sociais e educação escolar quilombola. Desenvolve também um projeto de formação de professores e de reorientação curricular nas escolas quilombolas da SME de Paraty-RJ.

Domingos Nobre.jpg

Domingos Barros Nobre

UFF

É professor associado do Departamento de Educação do IEAR/UFF, tendo sido Diretor e Vice-Diretor (2012 a 2017) do IEAR. Possui Graduação em Pedagogia pela UEMG (1987); especialização em Alfabetização pela PUC-MG; Mestrado (1997) e Doutorado (2005) em Educação pela UFF; Pós-Doutorado no IEL - UNICAMP (2014), sobre educação e cultura indígena, e Pós-Doutorado em Linguística (2019) na Faculdade de Letras da UFRJ, sobre Ensino de Língua Guarani. Foi professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002 a 2010). Tem experiência nas áreas de Alfabetização, Educação de Jovens e Adultos, Educação Escolar Indígena e construção de currículos diferenciados com escolas indígenas, caiçaras e quilombolas. Atualmente é Presidente do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena do Rio de Janeiro e Coordenador Pedagógico do Curso de Magistério Indígena. Desenvolve trabalhos de ensino, pesquisa e extensão há 23 anos entre os Guarani Mbya da Aldeia Sapukai, em Angra dos Reis.

Edmundo_Gallo.JPG

Edmundo Gallo

Fiocruz/OTSS

Médico pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1984), Especialista em Medicina Social pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (1986), Mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz (1991). Concluiu os créditos e apresentou projeto de pesquisa em planejamento urbano e regional pelo Instituto de Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - IPPUR-UFRJ (1996), Doutor em Ciências - Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz (2009). Foi Secretário Municipal de Saúde de Belém-PA (1997-1999), Diretor de Investimentos do Ministério da Saúde (2002-2005), Secretário-Geral e Presidente do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (1997-1999). É pesquisador associado da Fundação Oswaldo Cruz e consultor de organismos internacionais e órgãos governamentais. Tem experiência nas áreas de Gestão Pública e Saúde Coletiva, com ênfase em Planejamento e Gestão Estratégica e Desenvolvimento Sustentável e Promoção da Saúde.

Paim.png

Flávio Marcelo de Mattos Paim

Apa Cairuçu

Engenheiro civil desde 1980, trabalhou com modelagem da qualidade da água e coordenou o Zoneamento Industrial da Região Metropolitana de Porto Alegre pelo órgão ambiental do RS. Pela prefeitura de Porto Alegre, desenvolveu o Programa Guaíba Vive, que promoveu o resgate sanitário, urbanístico, cultural e turístico desse rio. Foi secretário de meio ambiente de Pauini-AM. Analista ambiental do IBAMA/ICMBio desde 2003, foi gestor da FLONA Purus-AM, obtendo especialização em manejo de florestas pela UFLA em 2006. Desde 2014 é membro da equipe da APA Cairuçu em Paraty-RJ.

Indira_Alves.JPG

Indira Alves França

Fiocruz/OTSS

Servidora da Fundação Oswaldo Cruz, atuando como pesquisadora no Observatório dos Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS). Tem experiência na área de Educação desde o ensino fundamental até a pós-graduação. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (2001), especialização em Gestão Educacional pela Universidade de Taubaté (2004), Mestrado (2007) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2014). Trabalha com os seguintes temas: gestão de saberes, educação diferenciada e educação popular.

joão marcos2.jpg

João Marcos Hausmann Tavares

UFF

Professor de economia da Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF) e pesquisador da  Rede de Pesquisa em Arranjos e Sistemas Produtivos e Inovativos Locais  (RedeSist - IE/UFRJ). Doutor em Economia (UFRJ), possui mestrado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento e graduação em ciências econômicas, ambos cursados na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro do conselho científico do LALICS (Latin American Network for Economics of Learning, Innovation and Competence Building Systems); Prêmio Brasil de Economia 2018 COFECON (2o lugar - tese de doutorado); Realiza pesquisa em economia política & teoria econômica, desenvolvimento & subdesenvolvimento, políticas de inovação e sistemas nacionais e locais de inovação."

José_Renato.jpg

José Renato Sant'Anna Porto

UFF

Professor adjunto do Instituto de Educação de Angra dos Reis, da Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF), no curso de Políticas Públicas. É doutor pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ) e graduado em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (USP). É membro do Observatório de Políticas Públicas para Agricultura (OPPA/ CPDA/ UFRRJ), onde participa de pesquisas sobre mundo rural e agricultura familiar. Possui experiência em sociologia e antropologia, tendo como foco estudos sobre Estado e políticas públicas e tem se dedicado a pesquisas sobre agricultura familiar, Unidades de Conservação, gestão de territórios, comunidades tradicionais e agroecologia.

Leonardo_Esteves.JPG

Leonardo Esteves de Freitas

OTSS

Graduado em Biologia, é mestre e doutor em Geografia, Pós-Doutor em Gestão da Biodiversidade e em Gestão de Riscos de Desastres. Foi Professor do Instituto de Florestas da UFRRJ e do Dep. de Geografia da UFRJ. É pesquisador associado do Laboratório de Geo-Hidroecologia e Gestão de Riscos (GEOHECO/UFRJ), do Centro de Estudos e Pesquisas em Desastres e Emergências em Saúde (Cepedes/ Cesthe/ Ensp/ Fiocruz) e pesquisador do Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS/Fiocruz).

Licio.png

Licio Caetano do Rego Monteiro

UFF

Professor Adjunto de Geografia Humana do Departamento de Geografia e Políticas Públicas (UFF-Angra). Graduado, mestre e doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É vice-coordenador do Grupo de Estudos da Baía da Ilha Grande (GEBIG/UFF) e pesquisador associado do Grupo Retis/UFRJ. Atualmente pesquisa os temas: limites e fronteiras internacionais na América do Sul; zona de fronteira Brasil-Colômbia; geografia política e geopolítica; integração e segurança na América do Sul; desenvolvimento regional e conflitos territoriais na Baía da Ilha Grande; educação escolar diferenciada de comunidades tradicionais em Paraty.

foto-maria-raquel-150x150.jpg

Maria Raquel Passos Lima

UFF

Professora adjunta de Antropologia do Instituto de Educação de Angra dos Reis, da Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF), no curso de Políticas Públicas. É doutora em Ciências Humanas (Antropologia Cultural) pelo Programa de Pós-Graduação de Sociologia e Antropologia (PPGSA/UFRJ). É pesquisadora associada ao Núcleo de Desenvolvimento, Trabalho e Ambiente (DTA/UFRJ) e ao Laboratório de Estudos Digitais (LED/UFRJ). Tem experiência na área de Antropologia Urbana em diálogo com Antropologia das Políticas Públicas. Atua com temas relacionados a questões ambientais como Resíduos Sólidos Urbanos e Resíduos Industriais e Tóxicos, em interface com Gestão das Cidades e Tecnologias de Governo; Saúde Coletiva e Meio Ambiente, Mundos do trabalho, Movimentos Sociais e Ação Coletiva, Mercados e Economias Informais. Coordena o projeto ResiduaLogics (residualogics.com).

Mauro_Gomes.JPG

Mauro de Lima Gomes

Fiocruz/OTSS

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) e Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana - UERJ (2009). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana - UERJ (2016). Atualmente atua no Centro de Estudos Estratégicos ligado a Presidência da Fundação Oswaldo Cruz, ex- diretor da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio e professor titular da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: educação politécnica, iniciação científica e educação profissionalizante e promoção da saúde.

Michael Chetry.jpg

Michael Chetry

UFF

Professor Adjunto de Geografia Regional do Departamento de Geografia e Políticas Públicas (IEAR/UFF). É doutor em Geografia pela Université Jean Moulin Lyon 3 (França). Pesquisa cidades e sociedades urbanas, particularmente no Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: segregação, fragmentação e desigualdades sócio-espaciais; transformações contemporâneas dos espaços urbanos; práticas e representações espaciais; política e planejamento urbanos. 

Monika.png

Monika Richter

UFF

Doutora em Geografia pela UFRJ na área de Planejamento e Gestão Ambiental, com estágio Pos-Doutoral em Geografia (UFRJ - 2010/2011). Professora Associada do Departamento de Geografia e Políticas Públicas do Instituto de Educação de Angra dos Reis/UFF, é docente permanente do Programa de Pos Graduação em Geografia da UFRRJ (PPGGEO). Atua também como docente colaboradora do Programa de Pós Graduação Biodiversidade em Unidades de Conservação e pesquisadora dos grupos de pesquisa do CNPq: Espaço, Sensoriamento Remoto e Análise Ambiental da UFRJ, Grupo de Estudos da Baía da Ilha Grande (GEBIG/UFF) e Núcleo de Estudos e Pesquisa em Turismo da - NEPET, da UFRRJ.

Paula Juliasz.jpeg

Paula Cristiane Strina Juliasz

UFF

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), mestra e graduada (bacharel e licenciatura) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Rio Claro). Professora adjunta do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR) da Universidade Federal Fluminense (UFF), atuando na área de Ensino de Geografia. Membro do Grupo REDLADGEO (Rede Latino americana de Didática da Geografia) e membro do grupo de pesquisa GEPED (Grupo de Estudo e Pesquisa em Didática da Geografia e Práticas Interdisciplinares), credenciado no CNPq. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nas áreas de Educação Geográfica e Cartografia Escolar.

Paulo Leal.jpg

Paulo Jorge Vaitsman Leal

UFF

Graduado em Geografia pela PUC-Rio (2000); Mestrado (2004) e Doutorado (2009) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRJ. Atuou como Analista de Pesquisa em Geociências no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – CEMADEN. Atualmente é Professor Adjunto de Geografia Física do Instituto de Educação de Angra dos Reis, da Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF), Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Desastres Sócio-Naturais (GDEN/UFF) e pesquisador associado ao Laboratório de Geo-Hidroecologia e Gestão de Riscos (GEOHECO/UFRJ)

Pedro_Assumpa.JPG

Pedro Assumpção Alves

OTSS

Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão. Possui Bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e Mestrado em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Atualmente lotado na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), atua na Coordenação Geral de Projetos Especiais. na formulação e implementação de novas atividades de capacitação para servidores públicos.

Untitled-3-01.jpg

Rafael Barros Vieira

UFF

Professor Adjunto de Direito do Curso de Políticas Públicas da Universidade Federal Fluminense. Realiza estágio de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Direito da UERJ, na linha de Teoria e Filosofia do Direito, onde desenvolve a pesquisa "Walter Benjamin: O direito e o Estado sob o fascismo alemão (1933-1940)". Mestre e Doutor em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela PUC-Rio. Realizou estágio de doutorado no Birkbeck Institute for the Humanities e na Birkbeck School of Law (University of London), através do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior com bolsa da CAPES. Foi professor temporário na Universidade Federal Fluminense. Foi professor substituto na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Vinicius_Carvalho.JPG

Vinícius Carvalho

OTSS

Mestre pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (2007), formou-se em Jornalismo pela PUC-MG (2002), com extensão pela Universidade de Navaja (Espanha). Foi colunista e repórter especial da revista JB Ecológico e integrou as assessorias de comunicação da UNESCO (Brasil) e da UNICEF (Angola) e a secretaria-executiva da Rede de Tecnologia Social (RTS). Como consultor, trabalhou para Oxford Policy Management, UNESCO e OEA nas áreas de planejamento de comunicação, prospecção de cenários e sistematização de experiências de desenvolvimento. Atuou como coordenador de conteúdo e redes sociais da Cúpula Social do Mercosul, da Arena Socioambiental (Rio+20) e do Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas. Premiado pelo Curso de Jornalismo Intensivo d'O Estado de S. Paulo, integra atualmente a coordenação de comunicação do Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS) e a Associação dos Observadores do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural de Minas Gerais.

Pós Graduação Teresa - Logo UFF
Pós Graducação Teresa - Logo Apa Cairuçu
Pós Graduação Teresa - Logo OTSS
Pós Graduação Teresa - Logo ICMBio
Pós Graducaçã Teresa - Logo Fiocruz
Pós Graducação Teresa - Logo FCT