O

curso

Traco_Logo_02.png
Traco_Logo_01.png

O curso busca tomar o território da Baía da Ilha Grande como um laboratório a "céu aberto". Temos o objetivo de atrair alunos que estejam atuando na região, seja como educadores, agentes públicos, ativistas sociais ou recém-graduados, ampliando e consolidando nossas redes de pesquisa e atuação. O curso vem reforçar as estratégias de identificação e desenvolvimento de tecnologias sociais, conhecimentos, técnicas, instrumentos e métodos organizacionais elaborados ou recriados e formatados a partir da realidade e do contexto do território. Assim, a proposta é que as pesquisas e os trabalhos de conclusão de curso sejam orientados por processos de diálogos entre saberes tradicionais e científicos.

O curso busca ainda subsidiar o debate público e o planejamento de diretrizes de políticas públicas para a gestão de territórios e saberes na Baía da Ilha Grande, constituindo-se como um ambiente de troca e partilha de experiências que pode gerar inovações para outros contextos regionais.

Em 2021, a grade horária conta com disciplinas obrigatórias e optativas a serem oferecidas nas sextas e sábados. As inscrições dos/as alunos/as matriculados/as podem ser feitas pelo formulário disponibilizado abaixo. As disciplinas optativas podem ser cursadas individualmente como cursos de extensão (30h) por alunos/as não-matriculados/as na pós-graduação, dependendo da lotação da turma. Para participar das disciplinas optativas, preencha o formulário de solicitação e entraremos em contato nas semanas que antecedem as aulas solicitadas.

 

Disciplinas

O curso tem a duração de um ano, dividido em 4 bimestres, em que se deve completar 360 horas em aulas presenciais. As disciplinas bimestrais perfazem 30h cada uma. O curso possui quatro disciplinas obrigatórias: (i) Territorio e territorialidades; (ii) Interculturalidade e saberes; (iii) Políticas públicas, estado e sociedade; (iv) Metodologias e projeto. Além das disciplinas obrigatórias, o(a) estudante deverá cursar oito disciplinas optativas.

Traco_Logo_02.png

As disciplinas também poderão ser cursadas de forma isolada, por alunos não matriculados no curso. Para se inscrever nessa modalidade, os candidatos devem se inscrever através do formulário de inscrição que pode ser acessado no botão abaixo. O período de inscrições na modalidade disciplina isolada, consta no calendário do curso. A abertura e quantidade de vagas será decidida pelos professores das disciplinas.